Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram
PSD

Salve o Velho Chico

Data: junho, 2016Imprimir

A exatamente 44 anos atrás, chefes de 113 países se reuniam para discutir o meio ambiente pela primeira vez. Até então, a natureza era vista como uma fonte inesgotável de recursos naturais, uma vez que o consenso geral era que a natureza era capaz de resistir e se recuperar com facilidade dos impactos que poderiam ser gerados pela atividade humana. Porém, com a intensificação da atividade industrial dos países desenvolvidos, começou-se a perceber que a capacidade de impactar a natureza do ser humano foi subestimada e que, de fato, a gestão irresponsável de recursos naturais poderia e estava levando a cenários cada vez mais difíceis de reverter ou até irreversíveis. Sendo assim, no dia 05 de junho de 1972, chefes de 113 países se encontraram na capital da Suécia para tratar o tema e, desde então, o dia 05 junho é marcado como o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em 27 de maio de 1981, com a finalidade de dar mais visão para o tema, o então presidente João Figueiredo cria a Semana Nacional do Meio Ambiente. Desde então, a primeira semana de junho é tida como uma oportunidade de trazer foco ao tema, de trazer visibilidade, de educar, de envolver, de inspirar ideias e de se estocar sementes.

Sementes foram feitas para serem plantadas e não estocadas certo? Porém, em tempos de crise, é possível que o ambiente não esteja em condições de fornecer o necessário para que a semente possa germinar e, mesmo que o ambiente esteja favorável, é possível que outras espécies competidoras estejam mais fortes e usurpem as condições para si mesmas. O ponto é que existem hora e local apropriados para se plantarem sementes, da mesma maneira que existem hora e local apropriados para se plantarem ideias.

Em tempos de crise, a Semana Nacional do Meio Ambiente é a hora favorável de semear a educação ambiental para, no futuro, colher as transformações que desejamos.

 

chico1

Redes Sociais