Facebook Twitter Youtube Flickr Instagram
PSD

Notícias

water-droplet-585x298
Data: agosto, 2015Imprimir

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor, Fiscalização e Controle aprovou, nesta terça-feira (25/8), em decisão terminativa, o relatório do senador Otto Alencar (PSD-BA), ao projeto do senador Donizete Nogueira (PT-TO), que visa incentivar o aproveitamento de água da chuva. O PLS 326/2015 inclui entre os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei 9.433/1997) o incentivo e a promoção da captação, preservação e aproveitamento de águas pluviais. A matéria segue agora para Câmara dos Deputados.

Com o projeto, espera-se evitar o agravamento da crise hídrica. “Nos últimos 100 anos a população cresceu três vezes e o consumo de água sete vezes, mais do que o dobro”, disse Otto Alencar.

Segundo o senador, o consumo cresceu para uso animal, humano, irrigação, produção de energia elétrica e industrial. “Isto é uma coisa para chamar a atenção do Brasil e do mundo”, afirmou. O senador é o presidente da CMA e apresentou voto favorável ao projeto com duas emendas de redação.

“O PLS 325 de 2015 é uma iniciativa louvável que promove a preservação dos recursos hídricos ao tornar o incentivo à utilização das águas pluviais um dos objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos. Desse modo, merece a nossa aprovação com duas emendas de relação”, ressaltou em seu relatório.

Para Otto Alencar, é urgente melhorar a gestão dos recursos hídricos, estimulando práticas de utilização de mananciais, redução de desperdício de água e captação da água da chuva.

Estimativas do Instituto Internacional de Pesquisa de Política Alimentar, apontam que, até 2050, cerca de cinco bilhões de pessoas estarão em situação de estresse hídrico.

Redes Sociais